sábado, 5 de janeiro de 2013

Vamos pra cozinha? Iogurte desnatado caseiro.

Olá garotas, como estão? Bom, olhando receitinhas lights na internet um dia desses, vi uma em especial que me chamou a atenção. Iogurte desnatado caseiro. Achei uma boa porque você gasta bem menos do que comprando os potinhos de refeição única, ou aquelas garrafas que dura alguns deliciosos copos. E além do mais, podemos fazer do sabor que quisermos, vai que no supermercado não tenha aquele iogurte de morango que você tanto adora? Então, é hora de ir pra cozinha e fazer o seu, do seu jeitinho.

Do que vamos precisar, Rafa?

- 1 pote de iogurte desnatado e natural de consistência firme.
- 1 litro de leite desnatado.
- 4 colheres (sopa) de leite desnatado (há quem use apenas 2 colheres, mas preferi acrescentar mais 2)
- 1 gelatina em pó de sua preferência (Zero açúcar) ou se preferir o sabor natural, ignore este item.
- Adoçante (Há quem prefira o açúcar, mas acho mais saudável usar o adoçante).

E como preparo esse danado, Rafinha?

- Ferva o litro de leite desnatado.
- Em um recipiente, coloque o pote de iogurte desnatado e o leite em pó e mexa bastante. (Tentem deixar o mínimo possível de bolinhas).
- Adicione o leite líquido desnatado aos poucos. (Eu prefiro usar ele ainda morno porque ajuda a dissolver as bolinhas, mas se preferir espere ele esfriar até a temperatura ambiente).
- Deixe reservado em um recipiente FORA da geladeira por 12 horas.

E quando completar as 12 horas?

- Coloque o conteúdo do recipiente (que já estará coalhado) no liquidificador com a gelatina que você preferir.
- Bata até ficar bem homogêneo.
- Coloque na geladeira pra gelar.

Mas e o adoçante, onde entra nessa história?
Bom gente, acho mais conveniente adoçar por porção. Porque aí a casa toda pode tomar, cada um adoçando à seu gosto.

Por hoje é isso, tchauzinho. 

Carqueja, mostre-me seus benefícios.

Olá garotas!!! Bom, trouxe hoje uma planta chamada Carqueja, desde que paguei a cadeira de Fitoterapia na faculdade fiquei fascinada pelo mundo das plantas. Passei a vê-las com outros olhos, não como apenas "mato". A Carqueja, tem como nome científico Baccharis (É de fundamental importância saber o nome científico minha gente, uma vez que o nome popular pode mudar de região para região). A Baccharis, tem forma de arbusto composto por folhas verdes e compridas e flor amarela que acompanham as hastes em toda extensão da mesma, e cresce até um metro de altura. Tem como habitat lugares úmidos como as margens dos rios. 
"Tá Rafa, blablablablá, mas pra quê danado eu vou tomar esse chá? Diz aí pra que serve?" 
Bom, a carqueja, é utilizada em forma de chá, em caso de anemia, cálculo biliar, diarréia, problemas do baço, da bexiga, do fígado dos rins, má digestão, má circulação sanguínea, inflamação das vias urinárias, diabetes... chá de Carqueja também emagrece, dentre tantos benefícios a planta denominada carqueja ainda tem a capacidade de queimar calorias. Ela funciona como diurético, auxiliando na eliminação das toxinas presentes na urina e no sangue e, por isso, é considerada uma planta purificadora do organismo. 
Mas e quanto ao sabor Rafa? O chá de carqueja, tem um sabor agradável e possui um mineral chamado crômio que é um grande inibidor de apetite. O chá de carqueja deve, contudo, ser consumido com moderação. 
Não é aconselhável que grávidas façam uso do preparo de chás (seja ele qual for) o risco mais grave é de aborto, mas também podem causar alergias, tonturas. "O conselho, então, é usar apenas chás tradicionais, que sabidamente fazem bem, como erva-doce, camomila e capim-limão", adverte Ivani Manzzo. 
A preparação tradicional do chá de carqueja consiste na infusão de uma boa quantidade da planta na seca em cerca de um litro de água.



Atenção:
Não deve consumir o Chá da Baccharis exageradamente porque o consumo excessivo pode levar a problemas digestivos.

Atenção futuras mamães, há as versões de chá que são contraindicados na gravidez, como a de canela, por exemplo, que pode provocar constrição sanguínea e contração dos músculos do útero. Há chás que são abortivos, cuidado. Então, antes de qualquer coisa, consulte o médico que acompanha sua gravidez.

Não deve beber mais de duas a três xícaras por dia.

É NATURAL, MAS SE NÃO UTILIZADO DE FORMA CORRETA PODE FAZER MAL (Cansei de escutar isso no laboratório de Fitoterapia, risos).

"Muitas pessoas acreditam que tudo que é natural não faz mal, o que é um engano. Existem muitos venenos a base de plantas", diz a mestre e doutora em Ciências Biológicas e Farmacologia Ivani Manzzo.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Inspiração

Yayyy, garotas? Hoje trouxe pra vocês o antes e depois de algumas blogueiras que decidiram se livrar de uns quilinhos, que façamos delas nossas inspirações. 
O primeiro, é o blog da Camys Pires que S-U-P-E-R me animou, porque poucos são os que trazem dicas e receitas (lights, e BEM saborosas, sério) para ajudar a quem está no processo de emagrecimento e a Camys trás um pouco disso tudo. A Camys Pires, assim como eu, como você, decidiu manter uma vida saudável e é no blog Pensando Magro que ela compartilha receitas lights, vamos lá dá uma checada no conteúdo do blog Pensando Magro? Trouxe algumas fotos do blog dela:


Veio uma mensagem subliminar (risos) nessa foto de cima. Quando salvei a foto, o nome do arquivo era: Don't give up. Viram meninas? NÃO DESISTAM. 

Decidida a garota, não? E lindaaaaaaaaaa!! Merece os parabéns por cada graminha eliminada, e a cada momento que teve que se manter forte para perder mais alguns centímetros. 

A segunda - mas não menos importante - musa inspiradora (risos), é a Ana Maria de Cesaro, escritora do blog Tá, e daí?! é dona de uma determinação incrível. Ela compartilha todo seu processo de emagrecimento no seu blog na tag #ProjetoAnaGostosa, dá uma olhadinha lá. Até o dia 15/10/12 (segundo a sua última entrevista com o R7), Namaria já tinha eliminado 37kg.

 É muita determinação, não é? A gente também pode, vamos lá? E parabéns Namaria a cada grama eliminada.

Após eliminar 37kg ela decidiu voltar a treinar. Quem sabe quando eu estiver com -37kg eu não volte a treinar Muay Thai novamente?

Atenção minha gente, atenção! "Se você vai mudar, que seja porque VOCÊ quer e não porque outras pessoas dizem que é isso que você deve fazer." CESARO, A. M.

Um novo começo.

Hey, hey garotas. Quem não saiu da linha nas festas de fim de ano que atire a primeira pedra. (Meus parabéns a quem manteve uma dieta saudável). Nesse primeiro post vou me "apresentar" pra vocês -futuras- leitoras. Eu me chamo Rafaella (ou Rafa, como quiserem) e tomei uma decisão muito importante no último mês. EMAGRECER. Se você também está nessa, vem comigo e vamos juntas(os) compartilhar nossas histórias, experiências para atingirmos nosso objetivo juntinhos. Meu peso me fez abrir mão de muitas coisas que eram importantes pra mim, como por exemplo, o ballet e o Muay Thai, já estava mais do que na hora de tomar uma decisão antes que eu tenha que abrir mão de mais outras coisas.
Dos meus 16 anos pra cá já fiz acompanhamento com endocrinologista e nutricionista, dieta da maçã, tomei  Herbalife (falarei a respeito em um próximo post, talvez), tentei umas dietas loucas, E TCHAN, foi aí que eu me toquei que eu me entregava fácil demais à tentações (acredite, vão aparecer muitas quando você decidir emagrecer). Emagrecer não é fácil e para isso, você precisa se reeducar não só na alimentação, mas na forma de pensar também. Mas Rafa, sou gordinha e quando gordinha tenta ter uma vida saudável todo mundo olha e diz "ó lá a gordinha pagando de geração saúde". Deixa eu contar uma coisa pra vocês, vai aparecer fila de gente assim pra apontar, criticar, zuar mas você tem que se manter firme. STAY STRONG. Ter uma vida saudável sai mais em conta do que ir pro Subway pra comer chorando por achar que não foi tão bem quanto deveria na prova de Clínica Médica.
ENTÃO, QUE TAL DEGUSTARMOS A SAÚDE JUNTOS?
Vamos fazer isso primeiramente pensando na nossa saúde, e não como uma obrigação. E paciência, afinal, você não   foi dormir com um corpo legal e acordou gordinha, ou foi?